sexta-feira, 1 de julho de 2011

Carne e peixe em mau estado de conservação são apreendidos em Imaruí

 Peixe armazenado de forma irregular foi transformado em ração
 Tatu foi encontrado pelos fiscais no freezer de um mercado
(Imagens: Vigilância Sanitária Estadual - 19ª Regional)

Cerca de 14 mil quilos de pescados foram apreendidos em Imaruí durante fiscalização convocada pelo Ministério Público Estadual entre os dias 28 e 30 de junho. Outra quantidade não revelada de carnes e derivados em mau estado de conservação foi retirada do comércio.  

A ação faz parte do Programa Jurídico Sanitário de Proteção aos Consumidores de Produtos de Origem Animal, que envolve Vigilância Sanitária Estadual (VISA), Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina - Cidasc, Ministério da Agricultura - MAPA, Conselho Regional de Medicina Veterinária - CRMV e Polícia Militar.

Até um Tatu foi encontrado no freezer de um mercado, armazenado junto a outras carnes. Segundo o chefe da divisão de Vigilância Sanitária da 19ª Regional de Saúde de Laguna, Sebastião Nunes, o proprietário alegou que havia atropelado o animal. De acordo com Nunes, o dono do estabelecimento responderá a um Termo Circunstanciado, pois é proibido comercializar a carne do Tatu. 

Todo produto armazenado de forma irregular foi recolhido e levado para o aterro Sanitário de Imbituba. Ainda segundo a VISA, o pescado apreendido em empresas clandestinas foi levado para Laguna e transformado em ração.

No ano passado o programa fiscalizou 121 municípios em Santa Catarina, autuando aproximadamente 600 estabelecimentos comerciais e de produção. A ação não segue um cronograma, é realizada alternadamente nos municípios para evitar que as empresas tentem encobrir problemas.

Nenhum comentário: