terça-feira, 27 de julho de 2010

Ensaio sobre a Tristeza

Dizem que é quando você está triste que as melhores inspirações aparecem. Ok. Resolvi escrever para ver se fico mais animada. Dizem que papel aceita tudo. Neste caso, página HTML aceita tudo. Que fique bem claro, sou do tipo de pessoa que acredita que a vida é muito curta para perder tempo com tristeza. Na verdade, eu nem sei o que é tristeza mesmo.
Tristeza é uma mãe ouvir um filho reclamar de fome e não ter nada para comer. Tristeza é perder a pessoa amada num grave acidente, quando vocês tinham planos maravilhosos para viver juntos para sempre. Talvez existam vários tipos de tristeza, da mesma forma que existem vários tipos de alegria. O fato é que o ser humano nunca está contente com nada. Sempre tem um vazio precisando ser preenchido.
E qual é o meu vazio? Ah, eu gostaria de ficar com essa reflexão só para mim. Posso estar precisando disso mesmo. Aliás, penso que toda a humanidade está precisando refletir, meditar mais. Gostaria de poder me ver durante um dia para saber se eu mesma me aturaria! Todo mundo tem problemas e sem eles a vida não teria graça. Precisamos dos problemas para resolver e aprender a viver.
Mas, o problema, é que tem gente que não percebe isso e encara a vida como se ela fosse sempre um grande tormento. Nada presta, tudo sai errado, tudo é castigo. Deve ser por isso que estou desanimada. Pode ser TPM também, mas isso não vem ao caso!!! Conheço pessoas que se perguntam “O que foi que eu fiz para merecer isso?” ou falam “Vou largar tudo de vez, não quero nem saber”. E então sofrem mais ainda. Tudo que acontece na vida é consequência de alguma coisa. Nós não sofremos em vão.
O sofrimento nos torna mais maduros, mais sensatos e nos faz pensar mais antes de falar. Nem todo mundo encara desse jeito porque nem todo sofrimento é igual. A mensagem de conforto, de otimismo, não deve ficar calada. Mas a força de que precisamos não vem dos outros, como muita gente espera. Vem de nós mesmos, está aqui dentro esperando despertar.

Nenhum comentário: