terça-feira, 21 de setembro de 2010

Desafio Diário

Em dias de vento forte, minha família sempre se preocupa. Preciso sair do serviço, pegar um barco, e atravessar a lagoa agitada até o lugar onde moro. Sorte que amo o que faço, o que recompensa o esforço.

No início tive muito medo, natural para quem muda de rotina radicalmente. Imagine, uma jovem atravessar a Lagoa do Imaruí, pegar um ônibus, enfrentar uma estrada de chão, outra de asfalto, para chegar ao trabalho. Tudo leva cerca de uma hora e quinze minutos.

Tenho consciência de que isso não é nada comparado à luta diária de muitas pessoas pelo mundo à fora. Mesmo odiando o que fazem, elas enfrentam coisas bem piores para sustentar a família e sentirem-se úteis.

Ao contrário de alguns, que encontram dificuldades em tudo na vida. Vivem, ou existem, e morrem na acomodação. Como se possuíssem uma venda nos olhos, ou os pés e as mãos amarrados, pessoas assim dificilmente encontram coragem dentro de si mesmas.

Todos têm medos. Alguns mais, outros menos. Alguns têm medos diferentes, outros só descobrem um medo quando se deparam com situações novas, enfim. Mas poucos descobrem o poder da superação de um medo, e o quanto essa sensação pode nos encorajar e nos tornar mais maduros.

Sabemos que existem medos e "medos". O medo de inovar é um dos que exigem mais sacrifício. Superá-lo deve ser um exercício diário. Embora na maioria das vezes, só percebemos e aceitamos esse desafio quando somos obrigados a enfrentá-lo para alcançar alguma coisa essencial ao nosso bem estar.

É como estar feliz com o emprego e ter que encarar uma lancha todo dia. Faça frio, faça vento, é importante trabalhar.

Nenhum comentário: