sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

    Nem todos param para pensar como será a vida na velhice. Algumas pessoas argumentam que o mais importante é viver o momento, sem perder tempo com preocupações antecipadas. Afinal, o prefixo “pre” não vem à toa antes de ocupação.

    Mas, quem sabe o que fazemos no presente possa interferir na vida futura. E assim como muitos médicos recomendam, precisamos ter hábitos saudáveis para prolongar a existência.

    Esse assunto é um dos principais temas de reportagens e entrevistas. Como quase tudo na vida, existem coisas às quais só damos valor quando sentimos na pele. Outras são preocupações antecipadas, mas podem fazer bem a quem reflete.

    Dizem que quando envelhecemos voltamos a ser crianças. Para quem ainda não tem filhos, imaginar como cuidar de uma criança não é tarefa fácil. Logo, requer uma grande responsabilidade. Mais uma coisa que se aprende na prática.

    Mas quantas pessoas imaginam como é cuidar de um idoso? Sabe-se que mães e pais, solteiros e viúvos, enfrentam dificuldades quando se vêem sozinhos com um filho para tomar conta. Situação aparentemente mais compreensível, talvez por consequencia da nossa cultura e educação, embora ser responsável por um idoso exija tanto quanto cuidar de uma criança.

   A expectativa de vida aumentou consideravelmente nas últimas décadas, acompanhando o desenvolvimento científico e tecnológico. Embora a sociedade ainda esteja despreparada para oferecer aos mais velhos a atenção especial que necessecitam, tanto em aspectos psicológicos quanto às questões de políticas públicas.

    De agora em diante, quando você encontrar alguém tomando conta de um idoso, se ouvir uma pessoa de idade falando sobre coisas irrelevantes, esbravejando contra quem se esforça para zelar por ela, pense que assim pode ser o seu destino. Seus filhos talvez não tenham tempo de visitá-lo, e você vai descontar em qualquer um por estar sofrendo de carência.

    Vai começar a esquecer que não tem mais o mesmo vigor da juventude e ficar angustiado quando um parente pedir para ajudá-lo a fazer coisas simples, como levantar-se e vestir-se. E se o parente não entender, e ficar brabo, você vai falar mal dele ao primeiro que aparecer, e ao próximo, e ao próximo, e ao próximo... Sem noção de que está esquecendo de tudo, exceto daquele impaciente.

    Deus fez o homem à sua imagem e semelhança, mas imperfeito. Não importa o quanto o tempo passe, quantas coisas testemunhe, ele será sempre uma criação, cuja humildade deve ser uma busca constante. “Uns e outros vão para o mesmo lugar: vêm do pó, e voltam para o pó”, Ecl. 3:20.

Nenhum comentário: