sábado, 28 de agosto de 2010

Nem Cristo agradou a todos. E Ele, melhor do que ninguém, sente o quanto é doloroso amar incondicionalmente e nunca ser reconhecido. Na verdade, Ele sente compaixão. Pena que nós, humanos, nem sempre temos a mesma habilidade. Sofremos quando as pessoas que amamos, ao invés de agradecerem ou parabenizarem nossas demonstrações de carinho, de solidariedade, são rudes e cobradoras.

Isso não significa ser egoísta. Só faz o bem plenamente quem nunca espera nada em troca. Mas é doloroso saber que, apesar de todo o nosso esforço, as pessoas que amamos nunca estão contentes. Quem sabe essa seja apenas uma estratégia para que continuemos nos esforçando, vivendo com dignidade, determinação, integridade e respeito. Mas será mesmo que essa é a melhor maneira de incentivar alguém?

Entenderam agora o que quis dizer com “não ser egoísta”? É melhor ficar sem um “muito obrigado” do que ouvir palavras ríspidas e demonstrações de ingratidão. Precisamos ser muito fortes, manter o controle e refletir, porque essas coisas nos passam a impressão de que a pessoa quer realmente nos humilhar e enfraquecer, mesmo sendo alguém importante na nossa vida.

O mundo está repleto de pessoas carentes, precisando de uma palavra amiga, um abraço, uma demonstração de que são importantes. O problema é que, às vezes, essas pessoas se fecham em seus mundos e pensam, erradamente, que os outros são egoístas, quando na verdade querem apenas espalhar um pouco de luz.

Nenhum comentário: